BHAGAVAD-GITAcap.2 (16-25)
A Natureza superior da alma
Aqueles que são videntes da verdade concluíram que o não-existente (o corpo material) não permanece e o eterno ( a alma) não muda. Isto eles concluiram estudando a natureza de ambos. Deves saber que aquilo que penetra o corpo inteiro é indestrutível. Ninguém é capaz de destruir a alma imperecível. O corpo material da entidade viva indestrutível, imensurável e eterna, de certo chegará ao fim; portanto, luta, o descendente de Bharata. Nem aquele que pensa que a entidade viva é o matador nem aquele que pensa que ela é morta está em conhecimento, pois o eu não mata nem é morto. Para a alma,em tempo algum existe nascimento ou morte, ela não passou a existir, não passa a existir e nem passará. Ela é não-nascida, eterna, sempre-existente e primordial. Ela não morre quando o corpo morre. Ó partha, como pode uma pessoa que sabe que a alma é indestrutível, eterna, não-nascida e imutável matar alguém ou fazer com que outrem mate? Assim como alguém veste roupas novas, abandonando as antigas, a alma aceita novos corpos materiais, abandonando os velhos e inúteis.A alma nunca pode ser despedaçada por arma alguma, tampouco pode ser queimada pelo fogo,umidecida pela água ou enxugada pelo vento. Essa alma individual é inquebrável e indissolúvel, não pode ser queimada nem seca. Ela é permanente, está presente em toda parte, é imutável, imóvel e eternamente a mesma.Diz-se que a alma é invisível,inconcebível e imutável.Sabendo disto, não te deves afligir por causa do corpo.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home